Um dos setores mais importantes da empresa, a administração engloba diversas áreas e seus profissionais respondem por decisões estratégicas que envolvem planejamento, tomada de decisões, controle, liderança de equipes. Conforme uma organização cresce, mais áreas administrativas são necessárias para atingir as metas estabelecidas.
Nesse cenário, o administrador precisa de um olhar estratégico e um preparo específico para garantir o melhor desempenho do negócio. Não por acaso o curso de Administração é um dos mais procurados do País, tamanha a sua abrangência.
Confira a seguir as principais áreas e funções da administração, conforme apurou o site Administradores.com.
Finanças
A gestão financeira é uma das principais áreas da administração, afinal, é onde ocorre o gerenciamento das receitas da companhia. Os profissionais que atuam no financeiro devem aplicar técnicas para manejar o dinheiro da empresa. Seja para efetuar compras, fazer pagamentos, liberações, recebimentos, investimentos e tudo relacionado aos bens da organização.
Normalmente, nas empresas de grande porte, o departamento financeiro é dividido em contas a pagar, contas a receber, gerenciamento de riscos, análises de contratos, contabilidade, entre outros. Isso ocorre porque a demanda é grande para esse setor, sobretudo para o gestor que identifica, analisa e acompanha todas as variáveis financeiras relacionadas à empresa. O objetivo é ajudar a diretoria na tomada de decisões para o negócio e pode envolver novos investimentos, compras, empréstimos bancários.
Recursos Humanos
O RH é uma das áreas da administração que está em constante aprimoramento, especialmente porque a gestão de pessoas tem sido bastante valorizada nos últimos anos. O profissional de RH atua buscando o equilíbrio entre o bem-estar e a melhoria da produtividade entre os colaboradores.
O setor envolve atividades de recrutamento, seleção, contratação, treinamento de funcionários, estratégias de motivação, planos de carreira, definição de cargos e salários. Também as melhorias de processos internos são responsabilidades dos profissionais de RH.
Marketing
O setor de marketing está entre as áreas mais dinâmicas de uma organização. Atualmente, o domínio do marketing digital é uma das principais estratégias desse setor na atualidade, pois é uma área com tendência alta de crescimento. É comum esse departamento fazer pesquisas de mercado, analisar perfis de consumidores e criar um vínculo do cliente com a organização utilizando diversos meios de comunicação, especialmente a internet.
Os administradores que atuam com marketing têm a missão de atrair o público para a empresa. Eles precisam saber quais são os potenciais clientes, fortalecer a marca e criar estratégias que fomentem as vendas. É importante que esse profissional tenha um olhar estratégico para observar a concorrência, as lacunas deixadas pelo mercado e as oportunidades de instaurar campanhas que tornem a empresa reconhecida.
Logística
Fluxo de produção da empresa é uma das funções importantes destinadas ao profissional de administração. Nesse caso, a responsabilidade é do gestor de logística que visa as melhores estratégias para otimizar os processos, reduzir custos de operações e minimizar o desperdício.
Os profissionais de logística precisam priorizar a qualidade dos processos, respeitar as normas e ficar atento aos prazos de entregas. Além disso, é importante que tenham domínio de softwares de gerenciamento de estoques, reposição de produtos e transporte.
Comércio Exterior
Essa é uma das ramificações da administração que lida com assuntos do mercado externo, no caso das empresas importadoras e exportadoras. Nesse segmento existem diversos departamentos que exigem profissionais para fazer negociações comerciais de compra e venda, logística, finanças e mediações com clientes e fornecedores de outros países.
O profissional de administração de comércio exterior precisa dominar outros idiomas, sobretudo o inglês e deve ter conhecimento sobre a burocracia fiscal e tributária que incide sobre as transações de comércio exterior.