As atividades do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade Industrial – ICTQ se iniaram em 2008, com o objetivo de contribuir com a formação e o desenvolvimento de pessoas que trabalham pela vida e pela saúde individual e coletiva do País. O projeto contou com a contribuição de atores diversos da indústria farmacêutica do polo farmacoquímico de Goiás, o que fortaleceu os objetivos institucionais.
As primeiras turmas de especialização voltadas para profissionais do mercado industrial farmacêutico ocorreram em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), em Campinas (SP) e em Anápolis (GO). O ICTQ foi pioneiro no país, ao ofertar o curso de Especialização em Assuntos Regulatórios na Indústria Farmacêutica.
Em 2011 o ICTQ estabeleceu seu foco prioritário no mercado farmacêutico e se tornou a primeira Instituição de Especialização e Formação Continuada no Brasil totalmente dedicada aos profissionais deste mercado. O pioneirismo nas propostas de programas de especialização, ainda inéditos no País, fez com que o instituto atraísse a atenção de alunos e líderes, não só mercado industrial, mas do mercado varejista farmacêutico.
Na mesma época o Instituto lançou também seus programas de Seminário Científico, que começaram a ser realizados principalmente nas cidades de Anápolis (GO), Campinas (SP), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), marcando o meio acadêmico com palestras de renomados professores nacionais e outros vindos de países como Inglaterra, Argentina e Estados Unidos, entre outros.
Em 2012 nasceu efetivamente o departamento de pesquisas do ICTQ, com o primeiro estudo intitulado Pesquisa acerca do Perfil do Consumidor em Farmácias e Drogarias no Brasil, realizado com o apoio de execução do Instituto de Pesquisas Datafolha. A partir de então cada vez mais o ICTQ tem se aprofundado em pesquisas deste ramo, e ampliado a oferta de cursos de pós-graduação, capacitações, cursos Incompany e extensão em várias cidades do país.
O reconhecimento da qualidade de ensino do Instituto em todo o País levou a geração de novas unidades do ICTQ de norte a sul. Atualmente os Estados em que o ICTQ mantém presença são Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão, Paraná, Espírito Santo, Acre, Roraima e Piauí. Além desta expansão, a unidade administrativa baseada em Anápolis (GO), o ICTQ inaugurou um novo escritório na cidade de São Paulo (SP).
Diante de sua trajetória de sucesso, o ICTQ apresenta-se frente ao Mercado como uma Instituição de Ensino respeita e apreciada, com vocação para a qualidade de ensino, inovação e empreendedorismo. Em 2015 a iniciativa de solicitação do credenciamento institucional foi pautada com o objetivo de ampliar seus horizontes. E em maio de 2018 por meio da Portaria número 281/2018 a Faculdade Escola de Gestão ITCQ foi, oficialmente, credenciada. Em 2019, a partir de uma alteração de denominação, a IES tornou-se Faculdade ICTQ/PGE
Atualmente, a Faculdade ICTQ/PGE possui um curso presencial autorizado: de Administração (Portaria n° 281/2018). E, tem como foco atuar na graduação nas modalidades presencial e a distância.
Veja aqui a nossa linha do tempo (https://www.ictq.com.br/linha-do-tempo)
Missão
A Missão da Faculdade ICTQ/PGE é trabalhar de forma interdisciplinar, rompendo as barreiras do conhecimento nas áreas, estimular e fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional, contribuindo de maneira sustentável na capacitação dos nossos alunos gerando experiências de sucesso.
Visão
Ser uma Faculdade de referência nacional no ensino, produção acadêmica e iniciação científica com foco no setor farmacêutico e da saúde.
Valores
Os Valores da Faculdade ICTQ/PGE são o respeito às pessoas em primeiro lugar, o respeito à vida, o respeito à individualidade, a integridade nos relacionamentos e nos compromissos e o respeito à valorização profissional.
Objetivos e Metas Institucionais
A Faculdade ICTQ/PGE assume posição construtiva em uma sociedade democrática, servindo de instrumento propulsor de transformação social. Nesse sentido, são seus objetivos e metas institucionais:
- Proporcionar o desenvolvimento institucional por meio de um processo de ensino e aprendizagem com metodologias pedagógicas científicas, multidisciplinares e dialéticas, com práticas educativas diversificadas, que contribuem para a formação e qualificação do aluno ao exercício profissional técnico, responsável e ético no desenvolvimento sócio-econômico-cultural na sua área de atuação.
- Realizar o ensino de conteúdos de formação geral, formação básica e formação específica e profissional com as correspondentes atividades práticas e complementares de cada curso.
- Promover, realizar e coordenar seminários, congressos, feiras, simpósios, convenções, workshops ou quaisquer outros tipos de eventos, para si própria ou para terceiros, inclusive para poderes públicos municipais, estaduais e federais;
- Incentivar o desenvolvimento pessoal, a criação cultural, o incremento do espírito científico e do pensamento reflexivo, divulgado ações realizadas por distintas formas de comunicação do saber;
- Preparar profissionais com senso de cidadania, conscientes de suas responsabilidades sociais e éticas na promoção do bem comum, contribuindo para o fortalecimento da solidariedade humana;
- Pugnar pela formação do profissional técnico, responsável e ético.
- Proporcionar uma formação acadêmica-profissional pautada estudos metódicos dos problemas socioeconômicos regionais e nacionais, à luz do contexto mundial, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento social, bem como para melhorar a qualidade de vida humana;
- Oferecer condições de prestação de serviços à comunidade, estabelecendo laços de reciprocidade e parceria.
- Desenvolver estudos nas áreas de abrangência da Faculdade ICTQ/PGE, nos domínios organizacionais, estratégicos, qualitativos e quantitativos com o objetivo de desenvolvimento de projetos e programas integrados com empresas e comunidade local;
- Promover a extensão acadêmica e universitária, visando o incentivo permanente à interação da Instituição com a sociedade, com fins educativos, científicos e culturais, valorizando com isso a aplicação prática, à difusão dos resultados, a criação cultural;
- Formar profissionais aptos para o exercício de suas funções e para participação no desenvolvimento do estado e região, suscitando nos mesmos o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional.
- Incentivar e oferecer a formação continuada do corpo docente/tutor e técnico administrativo objetivando a excelência e a qualidade no ensino e no atendimento do discente.
- Estabelecer relações interinstitucionais com o objetivo de contribuir para a formação dos acadêmicos;
- Formar profissionais com habilidade de realizar tomadas de decisões, e de desenvolver reflexões críticas aplicáveis às organizações, visando às potencialidades econômicas e sociais da região;
- Formar profissionais com habilidades voltadas para o empreendedorismo, a criatividade, a disrupção e inovação, com foco na busca de atitudes transformadoras da realidade social
- Promover uma gestão integrada e participativa de todos os atores envolvidos, das ações e políticas acadêmicas, comunitárias e administrativas;
- Consolidar e ampliar a pós-graduação em nível Lato Sensu, inserida e comprometida com o atendimento às expectativas da educação continuada na área farmacêutica;
- Buscar continuamente a excelência na qualidade no ensino presencial e a distância;
- Executar programas e projetos ligados à cidadania, direitos humanos, relações étnicas, empreendedorismo, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão social com foco na valorização do desenvolvimento humano;
- Efetuar a ampliação da oferta de cursos presenciais e à distância, de acordo com demanda mercadológica, utilizando-se de estudos especializados com base na demandada regional e da comunidade;
- Oferecer oportunidades de atualização nos campos de conhecimento e técnicas correspondentes aos cursos ministrados para profissionais formados, e egressos da instituição;
- Disseminar a produção do conhecimento e da informação por meio da difusão pelas mídias institucionais e externas;