A fabricante de medicamentos Novo Nordisk disse nesta segunda-feira (23) que encerrará o acordo com a empresa americana de telessaúde Hims & Hers Health para o fornecimento do medicamento para perda de pesoWegovy, fazendo com que as ações da Hims caíssem 31% durante a manhã.A fabricante de medicamentos Novo Nordisk disse nesta segunda-feira (23) que encerrará o acordo com a empresa americana de telessaúde Hims & Hers Health para o fornecimento do medicamento para perda de pesoWegovy, fazendo com que as ações da Hims caíssem 31% durante a manhã.
As duas empresas haviam anunciado uma colaboração em abril para que a Hims & Hers vendesse o Wegovy da Novo por meio de uma oferta integrada na plataforma da empresa de telessaúde. O fim da colaboração significa que a Hims não poderá mais vender o Wegovy com marca registrada.
A Novo afirmou que a decisão da Hims & Hers de continuar fornecendo doses compostas de semaglutida — o princípio ativo do Wegovy — não está de acordo com a lei, uma vez que o medicamento não está mais em situação de escassez. A agência reguladora Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos havia permitido versões compostas fabricadas por farmácias durante o período de escassez do medicamento.
No início deste mês, a Hims disse que continuaria vendendo doses “personalizadas” de semaglutida, a partir de aproximadamente US$ 165 por mês. A empresa afirma que essas doses personalizadas são permitidas para pacientes que precisam de dosagens diferentes por razões clínicas, como a limitação de efeitos colaterais.
As ações da Hims & Hers estavam sendo negociadas a US$ 43,82, no meio da tarde desta segunda.
A Hims também vende liraglutida, uma versão genérica de outro medicamento mais antigo da Novo para diabetes que também causa perda de peso, bem como o Zepbound, da concorrente Eli Lilly.
Analistas de Wall Street têm questionado se as ofertas da Hims realmente se qualificam como “personalizadas” e dizem que ainda não está claro se a Novo — que declarou que a produção em massa de cópias viola a lei — permitirá essa prática.
A Hims & Hers não foi imediatamente localizada para comentar.
Na sexta-feira (20), um juiz federal dos EUA rejeitou um pedido de farmácias de manipulação para continuar fabricando cópias dos medicamentos para perda de peso Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk, confirmando a decisão da FDA de retirar a semaglutida da lista de substâncias em falta.
“Os esforços continuarão para disponibilizar o Wegovy autêntico e aprovado pela FDA diretamente por meio da NovoCare Pharmacy para organizações de telessaúde selecionadas que compartilham nosso compromisso com tratamentos médicos seguros e eficazes para os pacientes”, disse a Novo.
O preço das ações da Novo Nordisk caiu após o anúncio, ampliando a queda anterior. Os papéis recuaram 5,29% no fechamento da bolsa de Copenhague