No dia 9 de setembro de 1965 o Brasil ganhou mais uma nova profissão. Uma que marcou o desenvolvimento, o planejamento, a gestão e o futuro do país. Há 60 anos estava regulamentada a profissão de Administrador.
Ao longo dessas seis décadas, a Administração construiu uma história rica em conquistas, transformando desafios em aprendizados e oportunidades em resultados. Profissionais de todas as regiões do país contribuíram para que a gestão eficiente e estratégica se tornasse um pilar de sucesso para empresas, governos e organizações.
E mesmo 60 anos depois, a profissão não para de crescer. Para se ter ideia, a área de Administração, que engloba os cursos de bacharelado em Administração e os tecnológicos em Gestão, segue como o segmento mais procurado pelos estudantes, segundo o Censo da Educação Superior de 2023.
O estudo, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), aponta que a soma dos novos alunos matriculados nesses cursos chega a mais de 2 milhões de estudantes. Deste total, mais de 824 mil optaram pelo bacharelado em Administração, enquanto mais de 1 milhão e 200 mil graduandos decidiram pelas formações tecnológicas.
Para o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo Macedo, essa é uma escolha que carrega um enorme compromisso: formar profissionais preparados para liderar, inovar e entregar valor.
“O Sistema CFA/CRAs tem atuado fortemente para garantir que esses futuros profissionais de Administração recebam uma formação de qualidade, estejam atentos aos desafios contemporâneos e sejam agentes ativos do desenvolvimento sustentável.”, destaca.
Perfil do administrador no Brasil
De acordo com a Lei nº 4.769 de 1965, que regulamentou a Administração no Brasil, para exercer legalmente a profissão é preciso ter registro profissional no Sistema CFA/CRAs. Atualmente, o país tem mais de 470 mil profissionais de Administração registrados.
“Esse número é mais que uma estatística, é uma legião de profissionais comprometidos com a excelência, a ética e a inovação na gestão”, afirma Leonardo, ratificando que a profissão tem potencial para crescer muito mais.
Pensando nisso, o CFA promoveu a “Pesquisa Nacional do Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades dos Profissionais de Administração”. O estudo, feito em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), contou com a participação de administradores, tecnólogos em determinada área de Administração, coordenadores/professores de cursos de graduação em Administração, e empresários/empregadores.
A pesquisa revelou que, na hora da escolha pelo curso na área da Administração, o que mais influenciou os estudantes foi a formação generalista e abrangente, amplo mercado de trabalho e a vocação.
Já entre as principais ações que devem ser implementadas pelo Sistema CFA/CRAs, de acordo com os participantes da pesquisa, estão ampliar a defesa do administrador no mercado de trabalho, aprimorar a fiscalização e atuar politicamente na defesa dos interesses do administrador junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O levantamento mostrou, também, que a profissão exige profissionais cada vez mais capacitados para atender as demandas crescentes do setor público e privado.
Entre os dados apresentados estão os de que 76% dos entrevistados concluíram algum curso de especialização e capacitação depois de terminar a graduação. Além disso, 73% ainda garantiram que pretendem fazer algum projeto de aperfeiçoamento ou curso para seguir com a educação continuada.
Para Leonardo Macedo, o Dia do Profissional de Administração é uma oportunidade para celebrar uma trajetória marcada por conquistas importantes e constante evolução.
“Desde a regulamentação da profissão, em 1965, temos contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento das organizações públicas e privadas, promovendo a eficiência, a inovação e a responsabilidade na gestão. Ao longo desses anos, os profissionais de Administração se consolidaram como agentes estratégicos para o crescimento sustentável do país”, ressalta.
“Hoje, com os avanços tecnológicos e as novas demandas do mercado, seguimos firmes na missão de valorizar a profissão, capacitar nossos registrados, fiscalizar e fortalecer a atuação ética e transformadora dos profissionais de Administração em todos os setores da sociedade”, frisa o presidente.
Jubileu de Diamante
Para celebrar os 60 anos da Administração, o Sistema CFA/CRAs promove, desde o início do ano, uma série de eventos, homenagens, debates e ações institucionais.
Os encontros comemorativos vêm reunindo profissionais, acadêmicos, estudantes, gestores públicos e empresários em uma ampla programação que contempla desde grandes eventos regionais e nacionais, como o Encontro Brasileiro de Administração e os Encontros Regionais de Profissionais de Administração, até iniciativas de valorização histórica.
Todas essas ações ajudam a resgatar a memória, discutir os desafios atuais e apontar caminhos para o futuro da Administração profissional no país. De acordo com o vice-presidente do CFA, Gilmar Camargo, este é um momento de reconhecimento e renovação do compromisso com a excelência na gestão.
“Neste ano tão especial, em que celebramos os 60 anos da regulamentação da profissão, vivemos o nosso Jubileu de Diamante com orgulho. É um marco que simboliza não apenas a história e as conquistas da Administração no Brasil, mas também a sua relevância para o futuro do país, pondera.
“Para homenagear essa trajetória, o CFA promove uma série de ações em todo o território nacional neste mês de setembro. Contamos com monumentos iluminados de azul, uma exposição retratando essa história e um documentário inédito que retrata a importância do profissional de Administração na transformação da sociedade com diversos depoimentos”, complementa.